Reestruturação | Turnaround para investidor

TÊXTIL

M&A, SEGUIDO DE TURNAROUND, COM PROFISSIONALIZAÇÃO ATRAVÉS DE GESTÃO INTERINA, POR INICIATIVA DE INVESTIDORES.

DEMANDA: Produtora de artigos de cama-e-mesa, passou a ser concordatária na primeira metade da década de 80, foi absorvida por instituições financeiras credoras e, mais tarde, vendida a um empresário do ramo, mantendo sua condição de capital aberto. Apesar de bem sucedido, o novo controlador não tinha nenhuma educação formal e a recessão iniciada em 1990 deixou-o perdido. Assim, procurou investidores que pudessem capitalizar a empresa e assumir a liderança de sua gestão.

SOLUÇÃO: Esses investidores inicialmente buscaram a Orchestra® - Soluções Empresariais para através de seus profissionais especializados em M&A realizarem a análise e avaliação da alternativa de investimento e conduzirem a transação pela qual adquiriram 40% da empresa. Em sequência, nossa equipe foi contratada como "gestora interina" para liderar o processo de reestruturação, recuperação e profissionalização da companhia investida.

Todos os executivos foram trocados, ocupando-se as posições executivas desde a Presidência, além da participação no Conselho de Administração. Completou-se a construção de uma nova unidade industrial e desativou-se uma antiga. Gestão estritamente profissional permitiu cortes de 45% em mão de obra, custos e despesas, introdução de controles, troca de linha de produtos e de política e estratégia de marketing e vendas. A empresa tornou-se também supridora de fios, malhas, tecidos de algodão e poliester e prestadora de serviços de acabamento e estamparia para terceiros. Os produtos recuperaram a imagem de alta qualidade, com altos reflexos no preço de venda. O endividamento bancário foi reduzido pela metade e o conceito creditício recuperado. Exportações para diversos países passaram a contrabalançar a fraqueza do mercado local.

RESULTADO:  Após dois anos, com a empresa plenamente reequilibrada, encerrou-se o processo de gestão interina, com a retirada dos nossos profissionais e a reassunção da Presidência pelos acionistas controladores.

CARBONATO DE CÁLCIO

M&A, SEGUIDO DE TURNAROUND, COM GESTÃO INTERINA, POR INICIATIVA DE INVESTIDORES

DEMANDA: O maior produtor brasileiro de carbonato de cálcio era controlado pelos descendentes de duas famílias. A administração por alguns acionistas e antigos empregados era conflituosa e pouco qualificada, embora suas duas plantas fossem bem equipadas e funcionais. Vendas anuais de US$ 20 MM, sem adequado planejamento, controles e sistemas, redundavam em prejuízos e mesmo desvio de recursos. Os acionistas almejavam vender a companhia.

SOLUÇÃO: Em poucos meses, um grande grupo multinacional adquiriu 100% das ações. Tendo assessorado o grupo investidor no processo de compra, consultores-executivos associados da Orchestra® - Soluções Empresariais assumiram, em caráter interino, a Presidência e diretoria da empresa adquirida. O objetivo era reorganizar a companhia e adequá-la à estrutura do novo controlador, sua cultura e seus métodos, implantando novos sistemas e controles, executando as demissões cabíveis em todos os níveis, tomar medidas para recuperar os recursos desviados e transferir a sede para a capital de outro estado, onde estava base brasileira da multinacional.

RESULTADO: Em sete meses todos os objetivos haviam sido atingidos, a transferência realizada, novos sistemas e controles implantados, as demissões realizadas, mais de 500 mil dólares recuperados de contas no exterior e em clientes, um corte de pessoal de 10% feito e a companhia atingido um nível de 12% de lucro líquido sobre vendas. Sua gestão foi então fisicamente transferida e integrada à sede do grupo multinacional comprador encerrando-se a interinidade exercida por nossos profissionais.