Expansão | Diversificação

CALÇADOS E TÊXTIL

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL E OPERACIONAL PARA DUPLICAÇÃO DE EMPRESA DE SUCESSO POR INICIATIVA DO PRINCIPAL EXECUTIVO.

DEMANDA: Uma das maiores empresas do ramo têxtil, calçadista e esportivo, de capital aberto, em ótima situação, deliberou duplicar o seu porte. A questão que se colocava era definir quais ações e alterações deveriam ser implementadas para propiciar esse salto mantendo o sucesso.

SOLUÇÃO: A equipe da Orchestra® - Soluções Empresariais, depois de profunda e detalhada análise e avaliação da estrutura organizacional e operacional da empresa nos seus aspectos industriais, comerciais, financeiros, de sistemas, humanos, estratégicos, decisórios e concorrenciais, desenhou um plano de ação composto essencialmente das seguintes medidas: fechamento de duas fábricas, com transferência de suas atividades; centralização de 3 centros de pesquisa e desenvolvimento; aquisição do principal concorrente no Brasil; ampliação das exportações, a partir de aquisição de marca esportiva internacional indicada; reestruturação organizacional com mudança de algumas lideranças.

RESULTADO: Todas as essas ações foram implantadas e a empresa atingiu seu objetivo de duplicação em 6 anos e continua expandindo.

GASES INDUSTRIAIS, MINERAÇÃO E QUÍMICA

M&A, SEGUIDO DE REESTRUTURAÇÃO POR EXPANSÃO, COM GESTÃO INTERINA, POR INICIATIVA DOS ACIONISTAS

DEMANDA: Diante do sucesso da subsidiária brasileira, importante conglomerado americano deliberou expandir rapidamente a operação local, o que só poderia ser alcançado através de diversificações, por restrições concorrenciais do CADE. Concomitantemente, a operação local precisava passar por um processo de reengenharia para modernizar e agilizar processos e cultura diante da expansão.

SOLUÇÃO: O trabalho inicial da Orchestra® - Soluções Empresariais foi  de M&A, conduzindo a busca, avaliação e negociação das oportunidades de investimento, o que resultou na aquisição de 4 empresas. Em sequência, nossos profissionais assumiram a gestão interina das adquiridas para reestruturá-las antes da efetiva incorporação operacional. Em paralelo, nossa equipe estruturou e conduziu o processo de reengenharia e reestruturação da subsidiária e suas 22 unidades industriais, incluindo avaliação, remanejamento e contratação de executivos, tudo concomitante com a assunção interina da posição de COO do grupo, transformado em holding operacional, com três divisões.

RESULTADO: Em dois anos, os objetivos da matriz foram totalmente atingidos. O faturamento da unidade brasileira, agora certificada pela ISO 9000, cresceu 40% e os lucros 45% tornando-a a mais lucrativa do Grupo, internacionalmente, representando quase 50% dos seus resultados mundiais.