ENSINO

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO, ORGANIZACIONAL E SOCIETÁRIO OBJETIVANDO PERPETUAÇÃO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO POR DEMANDA DOS SÓCIOS.

DEMANDA: Tradicional e bem-sucedida instituição de ensino primário, secundário e médio, com diversas unidades e vários mil alunos, era dirigida por um grupo de professores sócios fundadores. Sua preocupação era como assegurar a perpetuidade da instituição, após gradativa aposentadoria e retirada dos membros. A vigente regra de a própria instituição adquirir as quotas era inexequível por limitações financeiras e porque isto acabaria por extinguir a sociedade. Por outro lado, tornar as quotas hereditárias desfiguraria a lógica da sociedade de trabalho.

SOLUÇÃO: A equipe multidisciplinar da Orchestra® - Soluções Empresariais, incluindo o suporte jurídico-fiscal-societário e de governança, desenhou e implementou uma reestruturação organizacional e societária, respaldada por competente acordo de acionistas, regulando aspectos de gestão e qualificação, saída e entrada na sociedade em termos de valor, perfil e direitos de veto, definições estratégicas de atuação, etc.

RESULTADO: Sem prejuízo da identidade e foco educacional qualitativo, a adequada profissionalização e governança permitiram a expansão de 50% em 3 anos, sendo a instituição bem sucedida até hoje, após diversas alterações de sócios.

MALHARIA

SOLUÇÃO DE CONFLITO SOCIETÁRIO, COM GESTÃO INTERINA PARA REESTRUTURAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO POR INICIATIVA DA ACIONISTA CONTROLADORA

DEMANDA: Empresa familiar com trinta e cinco anos de existência, perdeu seu líder e maior acionista, detentor de 60% do capital. Os sócios remanescentes, a viúva e seu cunhado, divergiam quanto ao futuro e condução da companhia, criando atritos insustentáveis. A viúva buscava uma solução para o conflito.

SOLUÇÃO:   Detalhada análise da empresa e da relação societária efetuada por equipe da Orchestra® - Soluções Empresariais, incluindo os âmbitos de auditoria e direito societário, recomendou e promoveu a cisão da companhia, na proporção das participações acionárias – 60% para a viúva (que manteve a marca) e 40% para o cunhado. Em sequência, membros de nossa equipe assumiram interinamente a gestão da empresa originária, ocupando a superintendência e diretorias industrial, comercial e financeira, definindo a nova estrutura organizacional e procedimentos de gestão e controle, modernizando as operações. Durante todo o processo, os herdeiros da viúva ficaram em posições de “assistentes”, para treinamento.

RESULTADO: Após sete meses de "gestão interina", com faturamento 38% maior, sendo 23% maior por empregado e despesas reduzidas em 27%, a nova estrutura estava pronta e a família assumiu a supervisão de seu negócio, sem monitoramento, com uma nova equipe de profissionais sob seu comando, inclusive um Diretor Superintendente profissional e externo por nós identificado, selecionado e integrado.

PLÁSTICO

PROFISSIONALIZAÇÃO, REDEFINIÇÃO ESTRATÉGICA E IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE SUCESSÃO E GOVERNANÇA POR INICIATIVA DOS SÓCIOS

DEMANDA: Dois irmãos, na posição de controladores e diretores de empresa de transformação de plástico em boa e lucrativa situação e harmonia societário-familiar, tinham dúvidas do que fazer, tanto no sentido estratégico, quanto no financeiro, comercial e organizacional. Isto incluía uma preocupação com a perenidade do negócio e como lidar adequadamente com a presença e o futuro dos 5 herdeiros da 3ª geração, dos quais 4 trabalhavam na empresa.

SOLUÇÃO: Amplo diagnóstico da realidade conduzido por equipe de consultores associados da Orchestra® - Soluções Empresariais, suportado por associados contábeis, jurídicos e de pessoas, identificou as deficiências operacionais, organizacionais, de controles e capacitação que inviabilizariam a pretensa longevidade. Implementou-se monitoramento consultivo por nossa equipe, incluindo sua participação e presidência num Conselho Consultivo que foi criado, somado ao suporte de associados nas áreas de pessoas e recrutamento, societária, trabalhista e terceirização da contabilidade. Em decorrência de formal planejamento estratégico, toda a estrutura comercial foi modernizada no brasil e exterior. Um diretor Executivo externo assumiu o comando operacional. Todo o processo sucessório foi regulado, incluindo a criação de holdings, a formalização de acordo de acionistas e de um código de conduta. Dois herdeiros tiveram suas carreiras reencaminhadas externamente.

RESULTADO: Faturamento cresceu 40%, consolidando a liderança no Brasil, lucro e Ebitda dobraram, endividamento, já não preocupante, ainda caiu 50% e a empresa está em forte expansão internacional.