SERVIÇO DE INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E FINANCEIRAS

TURNAROUND, COM GESTÃO INTERINA, COM OBJETIVO DE DESINVESTIMENTO, POR INICIATIVA DO ACIONISTA.

DEMANDA: A segunda mais importante empresa de venda de serviços de informações econômicas e financeiras via satélite no Brasil da época, necessitava uma total reorganização administrativa, financeira, contábil e de controladoria, para torná-la vendável, visto que seus acionistas haviam decidido sair do negócio. Propostas de compra recebidas não atingiam o valor pretendido.

SOLUÇÃO: Em 4 meses, a gestão interina executada por membros associados da Orchestra® - Soluções Empresariais desenvolveu e introduziu novos procedimentos administrativos e financeiros e controles gerenciais, um faturamento centralizado e eletrônico, estatísticas e controles de vendas, contratou novo gerente e substituiu 75% do pessoal administrativo. Implantou-se auditoria e a contabilidade foi terceirizada.

RESULTADO: O número de funcionários foi reduzido em 30%, a companhia passou a ter rígidos critérios de controle e se tornou lucrativa, com substancial valorização, tendo sido vendida 18 meses depois por valor 3 vezes superior às propostas existentes no momento de contratação de nossa equipe.                                              

INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

TURNAROUND POR DEMANDA DE ACIONISTAS, COM PROFISSIONALIZAÇÃO, ATRAVÉS DE GESTÃO INTERINA, OBJETIVANDO DESINVESTIMENTO

DEMANDA: Centenária companhia de capital aberto, de controle familiar, fabricante de produtos alimentícios embutidos de carne apresentava um quadro econômico-financeiro grave, com alto endividamento, prejuízo, geração negativa de caixa e perda gradativa de valor patrimonial. A liderança executiva cabia a dois dos 4 acionistas controladores, com notória divergência de gestão. Considerando idade e inadequada sucessão, havia o interesse de vender a empresa, razão pela qual associados da Orchestra® - Soluções Empresariais foram chamados pela sua experiência em M&A.

SOLUÇÃO: Analisado o cenário da empresa, nossos especialistas em M&A concluíram pela improbabilidade de sua venda e inconveniência de fazê-lo no momento, diante da capacidade de recuperação operacional e de seu valor.

Amplo diagnóstico originou um plano macro estratégico de reestruturação e recuperação sugerido por nossa equipe, aprovado pelos acionistas e imediatamente iniciado. Em síntese, o mesmo envolveu mudança e majoritária profissionalização do Conselho de Administração, desativação da unidade de abate, alienação de área de atividade do criatório, terceirização da logística, realização de projeto imobiliário em área urbana disponível, em paralelo à diversas ações operacionais, mercadológicas, de controladoria, planejamento, etc. Tudo isto foi realizado com gestão interina da área executiva por nossa equipe e de participação no novo Conselho de Administração

RESULTADO: A nova governança e gestão permitiram que o passivo fosse renegociado pacificamente para prazos compatíveis com a nova capacidade de pagamento decorrente do conjunto de ações corretivas coerentes, claras e formalizadas. Os recursos gerados pelas alienações de ativos foram usados para modernização de equipamentos, expansão da capacidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, comunicação, etc. A recuperação da empresa foi reconhecida por prêmios de marketing, qualidade, etc., e permitiu, ao final do processo, que a mesma fosse vendida para uma das líderes do setor no Brasil pelo valor de R$ 6,40 / ação, uma valorização de 7.900% em relação aos R$ 0,08 / ação vigente no início do envolvimento da Orchestra® - Soluções Empresariais. Depois de anos, a companhia ainda é um sucesso sendo hoje negociada a R$ 75,00 por ação.